sábado, 9 de julho de 2016

10. CONCEIÇÃO RUIVO

"Saudades, Fado... Portugal"/ Mista/tela/ 100x80cm
750,00€

Conceição Ruivo, nasceu em 1954 na Figueira da Foz.
Em 1974, em Lisboa, na Escola de Artes Decorativas António Arroio, tirou o curso Complementar de Artes Gráficas e em 1979 Artes dos Tecidos. Em 1981 ingressou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa no curso Superior de Artes Plásticas e Design.
Foi professora de Artes no ensino oficial, durante 33 anos. 
Iniciou a sua carreira artística em 1968, sendo premiada pela primeira vez em 1971 com o Prémio de Artes Plásticas em pintura a óleo. Com mais de duas centenas de exposições realizadas em Museus e Galerias de Arte no país e no estrangeiro, é frequentemente solicitada por diversas unidades escolares, onde desenvolve ações pedagógicas orientadas para a estimulação da criatividade.
A título de voluntariado sensibiliza e estimula grupos séniores de Juntas de Freguesia, Lares de idosos e instituições diversas, a participar ativamente, em ações de cariz artístico. Desenvolve regularmente Workshops de Pintura em tela, Pintura em Azulejo, Tapeçaria, Musicologia, em encontros de caráter pedagógico e científico e manifestações artísticas públicas. Dá aulas de PINTURA a camadas mais jovens e a alunos da Universidade Sénior da Figueira da Foz.

Representada em edifícios públicos, pracetas e em organismos oficiais: Presidência da República desde 1993; Câmaras Municipais, Escolas, Museus, Bibliotecas, Cruz Vermelha, Pracetas e Rotundas, em Pintura, Tapeçaria, Painéis de Azulejo e Cerâmica. 
Homenageada com a Medalha de Mérito Cultural, pelos relevantes serviços prestados na Cultura- entregue pelo Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. João Ataíde das Neves, em Junho de 2014.

Várias vezes premiada, desde 1999, na área de Fotografia, é-lhe atribuída, em 2015, a Medalha de Menção Honrosa na categoria "Tema Livre" com o título "Pescando na Foz do Mondego", pela Artcom Expo Internacional Association of Artists - Noruega, no Salão Art-Shopping 2015, no Carrousel du Louvre - Paris.

Literatura: 
2013 – Livro “Laranjas do meu Quintal” - de Conceição Ruivo. Um livro de memórias, uma adolescência vivida nos anos 60 no Alqueidão - Chiado Editora, Lisboa.
2015 – VI Antologia de Poesia Contemporânea – Chiado Editora –Lisboa.
2016- I Antologia de Poesia Ilustrada “A Cor da Minha Alma” AAAGP-Figueira da Foz
Bibliografia: 2006 – Livro de Ouro I e II (2008) de Arte Contemporânea em Portugal – Infante do Carmo. 2007 “Arte no feminino - Quem é quem na Pintura  Portuguesa no séc. XXI” de Afonso Brandão . “ O Figurativo nas Artes Plásticas em Portugal  no séc. XXI “ – Produções Anifa Tajú – Lisboa. Artists Across Continents – Livro Internacional de Arte I e II – editor: Jiselda Salbu – Artcom Expo Internacional Association of Artists – Noruega.

Sem comentários:

Enviar um comentário