sábado, 9 de julho de 2016

33. PATRICIA MONTEIRO NEIVA

“Revoada 2”/ Pintura - técnica mista/ 70x50cm/ 2016
300,00€


PATRICIA NEIVA

Patrícia Neiva retrata em sua obra sua luta pela vida, marcada por momentos fortes e por descontinuidades, sempre encontrando dentro de si forças para renascer.
Na pintura de flores “Ressurgentes”, Patrícia vai à busca de sua história pessoal, representada por imagens tanto majestosas como explosivas. Não tem por fim reencontrar as raízes de sua identidade, pretendendo apenas fazer aparecer todas as descontinuidades de sua vida.
Entretanto, no seu interior, a artista sabe que sua história será efetiva na medida em que ela conseguir fazer ressurgir o seu próprio ser.
Nos quadros da série “Os pássaros” percebe-se sua profunda convicção de que a liberdade provoca nos homens um sentimento de felicidade, que é insubstituível. 
Patrícia reflete sobre a limitação da liberdade que ocorre na vida em coletividade, pois mesmo livres e unidos os pássaros estão sujeitos às leis do grupo, que não só os reprime, através de censura, exclusão, impedimento, recalcamento, mas também produz neles efeitos positivos de desejo, de saber.
Entretanto, até eles intuem que a liberdade não pode ser alcançada individualmente, mas apenas pelo bando, pela coletividade. Exala o prazer que pássaros e seres humanos têm com a sensação de pertencimento. Neste sentido, os pássaros não voam sós.
Com relação aos homens, no entanto, precisamos ter uma visão diferente quanto ao conceito de liberdade, pois como percebeu Sartre, esta leva necessariamente à responsabilidade. Em face da necessidade de se alimentar e sobreviver, ao decidir sobre os atos do grupo, os homens passam a ter compromisso com suas possíveis consequências.
 “O homem está condenado à liberdade” (Sartre)

                                                       Formação em Artes
Pintura no Ateliê Léa Ventania - início 2003 a 2007
Desenho com Rafael Bteshe (do ateliê Bandeira de Melo) – de 2010 a 2012
Pintura no Ateliê Norma Mieko Okamura – 2015 até hoje
História da Arte no Ateliê Norma Mieko Okamura – 2015 até hoje
Curso de fotografia e hospedagem na Faculdade de Turismo na UniverCidade  
Curso de fotografia com Igor Moreira no Ateliê Norma Mieko Okamura – abril de 2016 até hoje
Exposições coletivas
Casa Laura Alvin promovida pelo Ateliê Léa Ventania - 2004
Exposição “Encontro da Primavera” no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana promovido pelo Ateliê Léa Ventania - 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário