sábado, 9 de julho de 2016

7. AUCTA DUARTE

"Rio da Vida"/ Óleo s tela/ 80x50cm

Curriculum vitae
Maria Conceição Sotto Maior Faria Carneiro
Nome artístico: Aucta Duarte
Vive em Viana do Castelo, Portugal
Nascida a 25.05.1951, em Alvarães, Viana do Castelo

SUMÁRIO
Em 1971 conclui o Bacharelato na Escola do Magistério Primário de Braga e começa a trabalhar na Escola de Vila de Punhe - Viana do Castelo. No ano seguinte leciona em Vilar da Almas - Ponte de Lima e em 1973/74 trabalha em Castelo de Neiva, tendo ficado efetiva nesse ano em Aldreu - Barcelos, onde acaba por lecionar durante 7 anos. O resto da sua carreira letiva está ligado à Escola de Costeira - Alvarães, onde exerce as funções de Diretora durante vários anos. Nesta escola aprende Braille para integrar na turma um aluno invisual e inicia todos os alunos na Informática, nomeadamente para responderem a questões do concurso em que se inscreveram através da escola.
Ainda em 1971 faz o curso de Monitora de Colónias de Férias do Instituto de Obras Socias, vindo a trabalhar em Colónias para crianças carenciadas no Cabedelo - Viana do Castelo, 1º como monitora e depois como monitora chefe.
Em 1972 faz um novo curso de Monitora através do Instituto de Ação Social, vindo a trabalhar em Colónias na Póvoa de Varzim; Ainda em 1972 faz formação e toma posse como Àquelá (Chefe de Lobitos - escuteiros dos 6 aos 12 anos), passando de seguida a trabalhar em Vila de Punhe e posteriormente em Alvarães.
Em 1977 e 1978 faz o 6º e 7º ano no Liceu de Viana do Castelo.
Entre 2001 e 2007 faz voluntariado no Lar de Alvarães como animadora sócio cultural e trabalha com adolescentes e jovens a vertente da educação cívica.
Nos anos letivos 2001/02 e 2002/03 faz o Complemento de Formação na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, ano em que o Complemento versa o tema ARTES, obtendo assim a Licenciatura.
Em 2005 inscreve-se na ArteCenter - Esposende, onde desenvolve a pintura a óleo sobre tela, sob a supervisão do pintor David Bastos.
Ainda continua com estas aulas, pois acredita que há sempre algo para aprender.
Em 2011 inscreve-se na SóArte para aperfeiçoar o desenho e aprender novas técnicas de pintura: carvão, pastel, aguarela e acrílico, sob a orientação do Mestre Simões, em Viana do Castelo.
Expande o seu trabalho de pintura em várias direções, porque a diversidade a fascina e pintar é algo que lhe dá enorme prazer.
No ano letivo de 2012/2013, é convidada para orientar os atelieres de Pintura na Academia Sénior do Centro de Estudos Regionais (CER), em Viana do Castelo.
Participou em exposições em Portugal Continental, Açores, Madeira, Reino Unido, Uruguai, Itália e Espanha.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
1971 Bacharelato, pela Escola do Magistério Primário de Braga.
2003 Ainda no exercício das funções letivas, conclui a Licenciatura em Artes, pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário