sábado, 9 de julho de 2016

14. DULCE CORRÊA MONTEIRO

"Queda"/ 2016/ Acrílico sobre tela/ 90x50cm
300,00€


Dulce Correa Monteiro
Release
Dulce Correa Monteiro retrata em seus quadros uma visão feliz de uma existência difícil. As cores são fundamentais para exteriorizar na arte seus sentimentos e emoções da Vida. 
Da infância trouxe a cor verde das plantas e da preocupação com a sobrevivência veio a apreciação do azul, cor da esperança, em decorrência da constatação da necessidade de reiniciar sempre. Da dificuldade de relacionamentos misturados de amor e ódio vem a dominância da cor vermelha. Este sentimento remete à amamentação, tendo o seio como um objeto de alimentação presente e ausente.
Na fase adulta, as cores estão misturadas, lembrando o poeta Schiller que enuncia: “a fábrica do mundo é mantida pela fome e pelo amor”. O caráter feminino mais líquido, e o masculino mais alimentador se complementam.
Passados os anos da vida vivida, aquilo que frutificou foi retratado nos quadros mostrando as condições de incerteza vivenciadas pelos casais, assim como os grilhões que se mantiveram e o que foi em direção às nuvens. De qualquer forma, a esperança do azul permaneceu.
Entretanto, aos poucos, o verde ressurge nas pinturas, mostrando uma possibilidade de convivência com a incerteza, como uma ilusão de vida projetada num fundo escuro.
“A Vida é incerta, insegura e instável”, como relata Dulce.
Formação em Artes
- Pintura no Atelier Norma Mieko Okamura - fevereiro de 2016 até hoje
- História da Arte no Atelier Norma Mieko Okamura - fevereiro de 2016 até hoje
- História da Arte no Curso de Humanidades Letras (Santa Úrsula)
- Inglês (fala e escreve)
- Francês na Alliance Française (fala e escreve)
- Filosofia
Formação Acadêmica
Economia, Finanças e Direito (Advogada)

Sem comentários:

Enviar um comentário