sábado, 9 de julho de 2016

16. F M PROSA

"Constelação"/ Óleo s/ tela/ 100x80cm
1.000,00€

FMaria Prosa, pseudónimo deFernanda Maria Fernandes Guilherme, nasceu em São Tomé do Castelo – Vila Real, em Portugal, a 16 de junho de 1973.
Adquiriu seu nome artístico FMaria Prosa em que, “Prosa” se deve a uma herança familiar maternal de 2 gerações.
Com 2 anos de idade parte para França, com seus pais e regressa com 17 anos de idade, em 1990 à sua terra mãe.
Concluiu os estudos secundários no Liceu Camilo Castelo Branco, tendo de seguida, frequentado uma licenciatura em Ensino de Letras na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. 
Lecionou Português e Francês.
Em 2003, entra para a Academia de Artes de Maria Luísa Faria, em Vila Real.
Após conclusão dos seus estudos artísticos, cria o seu próprio espaço de trabalho, tendo aberto em 2004, o seu 1º atelier, em Vila Real.
Experimenta várias técnicas, desde o óleo sobre tela, a aguarela, o carvão, o pastel, técnicas mistas…
Em 2004, expõe pela1º vez, trabalhos a óleo sobre tela e gravuras, numa exposição coletiva com o pintor Carlos Carneiro, na Galeria de Exposições da Biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
Em 2006, entra num projeto de ilustrações de um conto infantil “Maria da Silva Pastora e Rainha” de Marília Miranda Lopes.
Em 2007, abre o seu espaço Atelier Mariana, atelier e galeria de Desenho, Pintura e outras Artes, em Vila Real.
Em setembro de 2010, a convite de Rita Pinho Matos, cria um trabalho em aguarela para a ilustração do livro “Ruivo Tomate”.
Em dezembro de 2011, doa um óleo sobre tela, numa angariação de fundos a convite da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Real –Cruz Verde-.
Em novembro de 2012, convidada pelo grupo MOVERE e pelo Centro Hospitalar de Chaves, expõe uma coleção de aguarelas, carvões e óleo “Olhares do Mundo”, destinada a angariação de fundos para ajuda a crianças necessitadas de uma Favela de Cabo Verde.
Em março de 2013 expõe, a convite da Delegação Regional de Vila Real do Instituto Português da Juventude e Desporto – IPDJ-, uma coleção de obras suas, em que foi leiloada uma das obras, destinando-se o valor monetário a ser entregue à Instituição de apoio a jovens “Florinhas da Neve”.
Em outubro de 2013, a convite de António Alves, dono do espaço TragaMundos em Vila Real, aceita pertencer ao grupo TragArtes (um novo grupo de artistas da região, cuja a arte e a cultura passam a ser o apelo dinamizado e foco essencial do projeto) e expõe comeste, na Galeria da Biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
Em novembro de 2013, expõe com TragArtes no Auditório Municipal Carlos Paredes, em Vila Nova de Paiva.
Em dezembro de 2013, expõe com a amiga e artista Isaura Sousa, os seus trabalhos, na Pousada Quinta do Paço, em Vila Real.
Em outubro de 2014, a convite de Virgínia Cardoso, professora de dança clássica, realiza a sua 1ª pintura ao vivo, no ShoppingDolceVitaem Vila Real, num magnífico bailado, na celebração do Dia Mundial da Maternidade (tema ao qual é particularmente sensível).
Em dezembro de 2014, a convite de Filipe Larsen e Marília Miranda Lopes, expõe no Festival Lusofonia 6 Continentes 2014, conjuntamente com outros artistas, uma coleção de óleos sobre tela da região do Douro.
Em março de 2015, novamente a convite e num maravilhoso bailado de Virgínia Cardoso, realiza a sua 2ª pintura ao vivo, na Celebração da Festa da Primavera, no palco do Auditório do colégio São Gonçalo, em Amarante.
Em maio de 2015, sempre a convite e num memorável bailado de Virgínia Cardoso, realiza pela 3ª vez, uma pintura ao vivo, no palco do Auditório em Murça, celebrando desta vez, o mês de Nossa Senhora a Virgem Maria.
Em Junho de 2015, com o grupo de artistas TragArtes, expõe na galeria de TragaMundos, em Vila Real.
Em Julho de 2015, expõe novamente com Isaura Sousa, na Galeria da Associação Cultural Zona Livre, em Vila Real.
Em novembro de 2015, expõe com Isaura Sousa na Galeria Gatilho, em Amarante.
Em dezembro de 2015, realiza ilustrações para o livro de poesia Sentimentos Soltos de Miguel Almeida.
Em fevereiro de 2016, a convite da Asociacion da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, participa na exposição coletiva “Carnavarte”, no Centro de Artes e Espetáculos, em Figueira da Foz.
Em Maio de 2016 convida vários artistas, de diversas áreas, de Vila Real, a unirem-se e a divulgar as suas artes em futuros eventos artístico-culturais.
Nasce então o grupo artístico ArteReal, do qual é fundadora.
Em junho de 2016, expõe com Isaura Sousa as suas pintura na magnífica Torre de Quintela, em Vila Real, torre medieval e de património nacional.
Em agosto de 2016, expõe numa exposição coletiva uma das suas obras na Galeria Viera Portuense, no Porto.
Atualmente, FMaria Prosa dedica-se ao seu Atelier Mariana, em Vila Real, onde ensina Desenho e Pintura e onde cria as suas obras e projetos artísticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário